Um cantinho aconchegante no seu jardim. 💚
Os pergolados são usados para criar um ambiente de relaxamento no jardim, mas também representam uma ótima extensão da fachada, ou seja, uma área capaz de ligar espaços internos e externos.
🟢 A Origem da Pérgola
A pérgola, palavra que deu origem ao termo “pergolado”, muito utilizado no Brasil, vem do italiano. Há muitos anos, na Itália, as pérgolas eram os locais em que cresciam as uvas. Depois, diante da beleza desse espaço, trepadeiras e outras plantas começaram a ser plantadas no pergolado, que se transformou em uma solução decorativa, além de amenizar a intensidade do sol.
Cheio de encantos, funcional e perfeito para decorar espaços externos de residências, o pergolado é uma solução cada vez mais apreciada e permite que você entre em contato com a natureza de uma forma gostosa e inspiradora. Seja de madeira, de ferro ou até de concreto, o pergolado vem tudo para deixar a sua casa muito mais linda e aconchegante!
🟢 Do charme à versatilidade, conheça o pergolado
Pensando em customizar um espaço do seu jardim, ou até mesmo ampliar a utilidade da área da churrasqueira? Ou, ainda, adicionar charme para áreas externas de restaurantes? Tudo isso pode ser feito usando uma mesma estrutura: o pergolado!
Versáteis e charmosos, assim são conhecidos os novos “queridinhos” da decoração de áreas externas. Seja qual for a necessidade, o pergolado é um convite para o descanso, unindo conforto e elegância, além de não impedir a ventilação e a iluminação natural do seu espaço de lazer.
🟢 Como é Feito um Pergolado?
O pergolado ou pérgola é uma estrutura formada por pilares e vigas paralelas e vazadas, que criam um sombreado em jardins. Atualmente, o pergolado é utilizado também como extensão de uma fachada, criando uma unidade entre as áreas internas e externas. Feito de madeira ou de metal, o pergolado é um ótimo suporte para plantas trepadeiras e podem também ser cobertos com folhagens para sombrear áreas abertas. Se for confeccionado de madeira, o pergolado pode utilizar eucalipto tratado, pinus, cumaru, jatobá, freijó ou bambu.
Grande vantagem é que o pergolado pode receber diversos acréscimos de decoração e proteção, sendo por exemplo uma cobertura de policarbonato, esteira de bambu, trepadeiras, plantas… São diversas as possibilidades.
🟢 Dicas para escolher seu tipo de pergolado
O pergolado de madeira é o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração e também são os mais comuns. Porém, seu custo costuma ser um pouco maior do que os de outros materiais, como por exemplo, o metal.
A área necessária para a instalação é de, no mínimo, 6 m².
A madeira utilizada na construção dos pergolados deve ser impermeabilizada, já que será exposta ao sol, vento e chuva.
Interessante também que a madeira passe por um processo de tratamento contra insetos que possam causar dano à estrutura.
Os pergolados devem passar por manutenção periódica. Devem ser lixados e receber verniz ou mesmo tinta. Isso permite que o pergolado possa durar por muito mais tempo.
Se a intenção for cobrir o pergolado com plantas, uma ótima escolha são as trepadeiras.
O pergolado com piso de madeira ficará com cara de lounge. Já o piso de grama ou terra deixa o espaço com ar mais rústico e casual.
O chão também pode receber uma cobertura de pedrinhas. Fica muito bonito e charmoso.
Bancos, sofás, pufes e até mesmo balanços deixam o ambiente aconchegante e com muito conforto.
🟢4 dicas de utilização do pergolado
Formado por colunas e vigas, o pergolado serve como uma “extensão” da casa, ou ainda uma construção complementar na área externa. Além disso, ele pode ser feito de vários materiais como madeira, concreto, alumínio e ferro.
🟢 Tipos de Pergolados, quais são eles?
✔️ Pergolados de madeira
Primeiramente, eles são os mais comuns. E como já falamos acima é o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração, do mais rústico ao vanguardista.
Mas a variedade de modelos de pergolados de madeira é imensa e você pode encontrar algum que caiba no seu orçamento e preferências. Porém, precisam de manutenção.
Então se você pensa em ter um ambiente romântico, acolhedor, rustico, confortável e charmoso em seu ambiente externo, pergolado de Eucalipto Tratado é o ideal!
✔️Pergolados de alumínio
Pergolados de alumínio são mais modernos e resistentes às variações climáticas. Não precisam de manutenção e por serem leves podem ser montados e transportados com muita facilidade.
Você também encontra uma grande variedade de modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados com cobertura e fechamentos laterais.
✔️Pergolados de alvenaria
Costumam ser de cimento, tijolos ou concreto e fazem parte da estrutura da casa. E você pode combinar com madeira e vidro.
A grande vantagem é que são resistentes e podem ser pintados de qualquer cor.
✔️Pergolados de bambu
Seguindo um estilo mais natural, praiano e campestre, uma boa opção é construir um pergolado de bambu.
Além da estrutura leve e muito fácil de montar, seu preço costuma ser bem menor que dos outros materiais.
✔️Pergolados com cobertura de lona
Depois de escolher o material da estrutura do seu pergolado, você precisa escolher o material para a sua cobertura, caso queira que ele seja coberto.
A lona é uma das opções mais comuns e com o maior número de vantagens, apesar de ser um pouco mais cara. Ela é capaz de bloquear de 90 a 100% os raios UVA, é de fácil limpeza e muito resistente.
✔️Pergolados com cobertura de palha
Já para quem procura uma cobertura mais rústica e econômica, as coberturas de palha ou fibras naturais são uma excelente opção.
Elas não vão durar muito tempo como a lona, mas o investimento será mínimo e você mesmo pode fazer a instalação.
✔️Pergolados bioclimáticos
Primeiramente, os pergolados bioclimáticos são aqueles que permitem, graças a um sistema de lâminas orientáveis (geralmente de alumínio), regular a temperatura (através da ventilação) e a intensidade da luz da região coberta.
Isso é possível porque as lâminas podem ser abertas e direcionadas em diferentes ângulos e até mesmo serem fechadas por completo, protegendo a área da chuva. Elas ainda podem ser reguladas de forma automática ou de forma manual.
🟢 O pergolado pode ser utilizado em lugares, como:
✔️Área da Churrasqueira
Nessa área o pergolado funciona tanto para decorar quanto para melhorar a proteção solar do local. Quando você escolhe um modelo que tem cobertura retrátil ele protege também da chuva. O ambiente torna-se mais convidativo, ideal para receber a família e os amigos no churrasco de domingo!
✔️Piscina
A área da piscina também é uma ótima opção para investir no pergolado. Aqui ele costuma servir como local de descanso e apoio, onde podem ficar cadeiras, puffs ou mesinhas para lanches. Perfeito para dar aquela pausa após alguns mergulhos.
✔️Jardim
Uma voltinha no jardim para observar o verde das plantas já transmite calma, mas que tal acrescentar a esse ambiente uma estrutura que vai te proporcionar maior conforto? O pergolado pode interagir com seu jardim, caso você escolha um modelo que permita adição de plantas trepadeiras e flores. Caso contrário, é possível escolher um modelo que permita sua utilização em dias de sol e chuva, pois é dotado de uma cobertura retrátil.
✔️Deck de madeira
Outra opção que cai muito bem no jardim é a união do deck de madeira com o pergolado. Para quem é fã da sensação de aconchego da madeira, a combinação exala rusticidade.
Fonte: casadaspersianas