Beleza e sofisticação para todas as estações do ano.
É impossível ficar indiferente à beleza e encanto que um deck de madeira proporciona em um espaço verde. Um verdadeiro convite ao lazer e ao convívio.
🟢Deck de madeira, piso para piscina e jardim. A beleza natural da madeira com grande resistência.
O deck de madeira pode ser utilizada ao redor de piscinas, delimitando caminhos da área externa, como piso de varandas e área gourmet e para valorizar ainda mais seu hidro-spa e muitas outras aplicações.
O deck de madeira proporciona conforto térmico e equilíbrio estético, complementando qualquer estilo de arquitetura. Dependendo do local e da sua funcionalidade, o deck de madeira pode ser réguas longas ou modular.
✔️Área Permeável
O deck de madeira também é perfeito para manter a permeabilidade do solo e cobrir zonas não edificáveis em condomínios fechados, já que não conta como área construída.
✔️Deck no contra-piso ou na terra?
Na dúvida sobre como instalar o deck?
Em locais em que é preciso manter a permeabilização do solo, é possível instalar o deck diretamente sobre a terra, sustentado por pilares de madeira tratada protegidos da terra úmida por uma base de concreto.
Se não for o caso, um contrapiso de cimento é uma opção mais em conta e bastante eficiente, desde que tenha boa drenagem da água.
O importante é avaliar cada caso para descobrir a melhor opção.
✔️Área em declive e viela
O deck de madeira é a melhor solução. Além de agregar valor ao imóvel, ele torna funcional o espaço que antes parecia inutilizável.
✔️Fixação do deck
Você sabia que prego e parafuso já eram?
Tradicionais sim, mas longe de serem os mais eficientes quando o assunto é a fixação do deck de madeira. Ao serem fixados, ambos agridem fortemente a madeira, fazendo com que a água se acumule em seu entorno e apodreça a madeira lentamente. Com isso, as réguas se soltam em alguns anos.
Mesmo as cavilhas, aquelas tampinhas que escondem os parafusos, não resolvem o problema.
Como têm dilatação diferente da madeira do deck, são criados espaços que acumulam água. E muitas acabam se soltando, prejudicando a estética.
✔️ O melhor sistema de fixação
A fixação com pino galvanizado é o que há de melhor e mais moderno em fixação de deck.
✔️Frestas do deck
Você sabia que as frestas entre as réguas de madeira do deck são super importantes?
Então preste muita atenção na hora de construir o seu: além de possibilitarem o escoamento da água, essas frestas são fundamentais por causa da dilatação natural da madeira. Como as réguas incham quando molham ou ficam muito úmidas, as frestas evitam que elas se grudem uma das outras. Se isso acontecer e a água não escoar, ela irá se acumular cada vez mais, encharcando as réguas de forma progressiva.
Com isso, a régua acaba envergando ou encavalando, prejudicando o aspecto do deck. O ideal é que seja mantido um espaço entre elas de cerca de 5 mm, variando de acordo com a madeira e a secagem do ambiente.
Assim, é preciso que a medida deixe o deck de madeira confortável ao andar, inclusive de saltos altos e finos, cubra visualmente o contrapiso abaixo das ripas e mantenha uma unidade esteticamente harmônica.
✔️Encanoamento das réguas do deck
Se você reparar um certo “encanoamento” das réguas do deck, não se assuste. Isso é normal e ocorre principalmente em locais em que não há muita ventilação por baixo do deck. Ele acontece porque as fibras da madeira que estão na superfície recebem mais sol e acabam secando mais rapidamente do que as fibras da parte debaixo.
Geralmente esse efeito é minimizado pelo próprio boleado, que disfarça se alguma régua “encanoar”. No entanto, se o deck tiver uma estrutura inferior que propicie um total escoamento da água da chuva que a secagem rápida da parte debaixo, esse efeito pode ser até totalmente evitado.
✔️Deck na borda da piscina
Não tem jeito, uma das maiores utilizações do deck de madeira é mesmo em torno da piscina. Mas na hora de deixar a casa cada vez mais bonita, fica a dúvida: será que ele deve avançar até a beirinha d’água ou parar antes de uma borda de outro material, como pedra ou porcelanato?
Na verdade, ambos os projetos podem ser executados, ainda que o deck pare antes da margem da água. Afinal, a água da piscina é tratada com cloro e outros produtos químicos que podem prejudicar a vida útil da peça.
Assim, essa borda de pedra ou porcelanato não só serve como para proteger o deck, como, torna o entrar e sair da água mais confortável aos banhistas, já que geralmente tem a borda arredondada.
✔️Guarda-corpo de madeira
Quer valorizar ainda mais seu projeto?
Na hora de construir ou reformar, o guarda-corpo de madeira é perfeito para varandas e terraços. Com altura padrão de 1,10m, ele leva mais nobreza ao ambiente e permite várias leituras decorativas.
Hoje uma das mais utilizadas tem sido com corrimão de madeira e cabos de aço paralelos entre as colunas. Você também pode optar pelo guarda-corpo de madeira com vidro, ambas as opções ideais para locais que precisam manter a segurança sem interferência visual na paisagem.
Mais tradicionais, as versões totalmente em madeira são mais imponentes e seguem fazendo sucesso – em “X” ou com réguas paralelas.
Opte pela madeira aparelhada (quadrada, mais sofisticada) ou eucalipto tratado (roliço e mais rústico) de acordo com o seu estilo.
✔️Deck na área de churrasqueira
Com certeza vai ficar lindo, mas ele não é o piso mais adequado para locais muito próximos ao preparo de alimentos. Isso porque o deck de madeira pode absorver a sujeira e a gordura, aumentando a manutenção.
Para evitar manchas sem perder o valor estético da área, opte por um piso frio na área imediata à churrasqueira – e deixe o deck de madeira para as áreas mais distantes, onde a queda de pingos de gordura, por exemplo, seja mais eventual.
Todo detalhe faz diferença. Na qualidade, na beleza e na harmonia, as pequenas coisas são transformadoras.
Fonte: Cobrire